Cineastra brasileiro Nelson Pereira do Santos ganha homenagem no Sesc Santana

0
29

Em memória do renomado e premiado cineasta, estão sendo exibidas suas principais obras precedidas de debates. Não perca! 

Todas as terças-feiras de outubro, às 20h, o Sesc Santana está apresentando a programação cinematográfica “Em Memória de Nelson Pereira dos Santos”, que exibe as principais obras do cineasta brasileiro, com debates conduzidos pelo especialista Paulo Marcelo do Vale.

Nelson Pereira dos Santos é precursor do cinema novo e figura chave do cinema latino-americano. Foi indicado quatro vezes para o Festival de Cannes e outras quatro para o de Berlim. Além de ter recebido diversos prêmios e homenagens, sua figura se agiganta com o tempo por sua influência como criador e referência moral para o continente. Um dos mais importantes cineastas do país, seu filme “Vidas Secas”, baseado na obra de Graciliano Ramos, é um dos longas mais premiados de todos os tempos. Nelson era bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e um dos precursores do Cinema Novo. Possui uma extensa filmografia com mais de 20 filmes. Faleceu em 21 de abril de 2018 aos 89 anos.

Paulo Marcelo do Vale é roteirista, trabalhou na adaptação do romance “Aprendiz de Samurai” para o longa-metragem “A Grande Vitória” (2014), e escreveu roteiros para as produtoras O2 Filmes e LApfilme Produções. Ministrou cursos de Roteiros e Gêneros Cinematográficos em unidades do Sesc da capital paulista. É formado em Comunicação Social com especialização em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.

Programação completa:

16/10, terça às 20h, A Terceira Margem do Rio
(Dir.: Nelson Pereira dos Santos. BRA/FRA, 1993. DVD, 90min, color. 16 anos.)
Um homem abandona a casa, a mulher, os filhos, os amigos, tudo, para viver isolado numa canoa, no meio de um rio na região central do Brasil. Sem explicar seu gesto, rema sem destino. Jamais volta a pisar em terra firme, nunca mais aparece para ninguém. Seu único contato com as pessoas se faz de modo indireto, através do filho que lhe deixa comida debaixo de uma pedra na beira do rio. Baseado na obra de Guimarães Rosa. Música de Milton Nascimento. Com Ilya São Paulo, Sonja Saurin, Maria Ribeiro e Barbara Brant. Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim.

23/10, terça às 20h, El Justicero
(Dir.: Nelson Pereira dos Santos. BRA, 1967. DVD, 80min, P&B. 12 anos.)
A história de um playboy de Ipanema, filho de um general e conhecido como protetor dos fracos e oprimidos da zona sul do Rio de Janeiro. Um filme esquecido destruído pela ditadura, restaurado a partir de uma cópia em 16mm que havia sido para o Festival de Pesaro e agora ganhou nova vida. Com Arduíno Colassanti e Adriana Prieto.

30/10, terça às 20h,Jubiabá
(Dir.: Nelson Pereira dos Santos. FRA/BRA, 1986. DVD, 107min, color. 14 anos.)
A história do amor inter-racial entre a filha de um rico comendador e Antônio Balduíno, negro malandro, lutador e amante famoso de Salvador. O homem, protegido pelo feiticeiro Jubiabá, terá que enfrentar o forte preconceito social para viver essa paixão. Baseado no romance homônimo de Jorge Amado. Música de Gilberto Gil. Com Charles Baiano, Grande Otelo, Catherine Rouvel, Romeu Evaristo, Betty Faria e Zezé Motta.

SERVIÇO:
“Em Memória de Nelson Pereira dos Santos”
Local: Sesc Santana
End.: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.
Ingressos: grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.
*Após a exibição haverá debate com especialista Paulo Marcelo do Vale.

Acesso para deficientes – estacionamento – ar condicionado.
Estacionamento – R$12,00 a primeira hora e R$ 3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here