Almanaques discutem temas importantes para os jovens, como bullying e educação financeira

0
131

No Dia Nacional do Livro, nossa dica é essa coleção “Informação e Diálogo”, da Editora Moderna, que traz temas que são de extrema importância para jovens a partir dos 11 anos

Quem procura dica de livros para o universo jovem tem aqui uma boa dica. Essa coleção da Editora Moderna, chamada “Informação e Diálogo”, aborda diferentes temas presentes em debates na sala de aula e também fora dela, como bullying e violência, cidadania e política, alimentação, uso consciente do dinheiro, entre outros. Com coordenação de Januária Cristina Alves, os títulos dessa série foram escritos por jornalistas e contam com formato almanaque, com uma linguagem leve e instigante, especialmente pensado para prender a atenção dos leitores entre 11 e 14 anos.

Em “Esporte, caminho de superação?”, a autora Denise Pellegrini aborda diferentes modalidades esportivas e assuntos correlatos e coloca em questão a inclusão social por meio dessas atividades. Como este ano teremos eleições no Brasil, o livro “Eu também quero participar! Cidadania e política aqui e agora”, de Caia Amoroso, é uma boa aposta para ajudar os jovens a compreenderem o que está em jogo e contribuir para que tenhamos cada vez mais votos conscientes. A autora propõe a reflexão sobre o impacto das atitudes coletivas e como essas ações podem fazer a diferença para a melhoria da vida em sociedade.

Seguindo na questão da vida em sociedade, a série oferece, também, dois títulos indispensáveis: “Convivendo em grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade” e “Violência x tolerância: como semear a paz no mundo”, escritos por Leusa Araujo e Caia Amoroso, respectivamente. Enquanto no primeiro discute-se a convivência em sociedade e o respeito às diferenças individuais (a obra foi uma das vencedoras do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Didático e Paradidático), o segundo título aprofunda-se na questão da violência e da intolerância para que os leitores sejam conscientizados dos males causados pela violência e tenham condições de combater tais mazelas. Convivendo em grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade foi

Aprender a lidar com dinheiro e fazer escolhas conscientes na área do consumo podem e devem fazer parte da vida da garotada. Em “Educação Financeira: um guia de valor” e “Você precisa de quê? A diferença entre consumo e consumismo”, escritos por Flávia Aidar e Silmara Franco, respectivamente, o uso consciente do dinheiro e o entendimento daquilo que precisamos e aquilo que queremos ajudarão o leitor na reflexão sobre as alegrias e problemas que acompanham o dinheiro, bem como entenderão a importância do planejamento financeiro para si próprio e também para a sociedade em que vive.

Outro tema que deve ser tratado, independentemente da idade, é o da alimentação saudável. Em “Já pra mesa! Vamos falar sobre alimentação?”, mais novo lançamento da série, a autora Dinah Sales de Oliveira leva informação e fatos diversos que convergem para a discussão sobre a importância de refeições balanceadas, a relação entre alimento e doença e como a escolha do que comemos reflete em nosso estilo de vida.

Além dessas obras, a coleção “Informação e Diálogo” conta ainda com a abordagem de outras temáticas, como música (“As muitas notas da Música Brasileira: nossas canções e o jeito brasileiro de ser”, de Luís Pimentel); orientação vocacional (“O que você vai ser quando crescer?”, de Dinah Sales de Oliveira) e o uso seguro da Internet (“Navegando em mares conhecidos: como usar a internet a seu favor”, de Silmara Franco).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here