Como pais e professores podem ajudar na saúde mental de crianças e jovens

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Estudo revelou que 56% dos alunos brasileiros estão entre os que ficam mais estressados pela alta carga horária de estudos. Psicólogo e gestor educacional fala sobre a importância de cuidarmos da saúde mental das crianças e jovens e dá cinco dicas para que isso seja posto em prática

A crescente pressão por conhecimento na vida das crianças, com altas cargas horárias de estudo, tensões por passar no vestibular e até mesmo comparações com outros alunos, coisas que o mundo moderno tem cobrado de crianças e jovens com pouca maturidade, tem contribuído para uma geração estressada e para o aumento no número de suicídios. Os números são assustadores: 56% dos alunos brasileiros estão entre os que ficam mais estressados pela alta carga horária de estudos. Além disso, o país ocupa o segundo lugar no ranking de 180 países pesquisados, no quesito ansiedade, de acordo com uma pesquisa apresentada pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes da Organização para Cooperação Desenvolvimento Econômico (OCDE). E o pior desse cenário é que esses transtornos continuam com a entrada dos jovens nas universidades. A pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) mostrou que 30% dos alunos das Universidades Federais do Brasil procuram atendimento psicológico e 10% fazem uso de medicamento psiquiátrico. Além disso, as tentativas de suicídio aumentaram, segundo a Lei de Acesso à informação.

Diante desse cenário alarmante, muitos pais e professores estão em busca de como equilibrar vida pessoal, estudantil e profissional dos nossos jovens. O psicólogo da rede Minds Idiomas, Augusto Jimenez, e gestor educacional lembra a importância do período da infância para o Ensino Médio e que isso passa muito rápido. “Esse estudante tem a pressão de escolher a sua carreira com apenas 17 anos. É fato que é preciso “correr atrás”, estudar, mas momentos de lazer e bons relacionamentos nessa transição ajudam muito esses jovens, que precisam ser feliz antes de tudo, a conseguir optar por uma profissão que realmente faça sentido para eles”, diz Jimenez. O psicólogo ensina cinco ações que pais e professores podem adotar para tornar mais benéfico o convívio entre responsabilidades e qualidade de vida, promovendo melhora na saúde mental dos filhos e alunos.

1) É importante fazer “nada” e não se sentir culpado(a)

Na era tecnológica em que tudo é para agora e ganha “likes” quem está fazendo algo, fazer “nada” é um ato revolucionário e bom para o seu cérebro. É claro que é preciso prudência nas horas\períodos dedicados ao descanso. Recomenda-se, após um dia de trabalho e estudos, tirar pelo menos uma hora para relaxar e não se cobrar por isso. Lembre-se que a criatividade é fruto do descanso mental e não do excesso de ações.

2) Organize as horas que dedicará aos estudos

Monte uma grade das disciplinas com as horas que precisa dedicar a cada uma delas. Isso pode ser feito em uma cartolina ou qualquer outro material, como uma lousa, e deve ficar em um local visível. Quando você organiza a sua semana e a quantidade de tempo que despenderá com os estudos e trabalho fica mais fácil cumprir com o combinado. Além disso, você enxergará quais as “janelas” tem para incluir uma atividade de lazer ou mesmo o descanso nessas horas vagas.

3) Participe dos grupos de apoio nas redes sociais

Há alguns grupos abertos ao público, organizados pelos próprios alunos de várias universidades para debaterem como se sentem no período do vestibular e enquanto cursam a faculdade. Neles, há vários relatos e debates nas próprias redes que podem te ajudar. Lembre-se que ansiedade e a depressão são assuntos sérios e conversar com quem está vivendo a mesma situação pode ajudar. Um desses grupos que faz ciclo de palestras periodicamente é a Frente Universitária de Saúde Mental, que foi criado em 2017 por alunos de faculdades públicas e privadas.

4) Busque um psicólogo

A boa saúde mental é bem mais do que a ausência de alguma doença psíquica\ neurológica. Ela também está associada ao seu bem- estar e serenidade. Assim, quem tem picos de ansiedade, está travando uma batalha diária para se sentir feliz, e\ou encontrar significado no dia a dia e deve procurar um psicólogo.

5) Parceria com a escola

Uma das principais queixas dos estudantes é a falta de compreensão dos professores. Muitos não sabem o porquê do aluno(a) estar com faltas, muitas vezes frequentes, e não compartilham a ausência e\ou mudança de comportamento do jovem com os dirigentes e colegas da escola. Observem os seus estudantes e qualquer indício de mudança de atitudes deles, converse com o aluno, leve o caso para os responsáveis da escola e, caso seja necessário, envolva os pais para tomar as atitudes necessárias.

 

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