Conheça as muitas vantagens dos cursos técnicos

0
160
www.freepik.com/ Designed by creativeart Freepik

Eles são indicados para quem deseja iniciar mais rápido no mercado de trabalho, mas acredite, faltam profissionais com essa formação em São Paulo

Apesar de a graduação universitária oferecer uma maior possibilidade de crescimento e um salário maior, nem sempre essa é a melhor opção. Cursar uma faculdade tradicional pode levar de quatro a seis anos, fora o tempo em que o aluno leva entre o recebimento do diploma e a consolidação de sua carreira, já que nem sempre consegue ingressar de imediato no mercado de trabalho na área na qual se formou. Já um curso técnico, pode ser feito de seis meses há dois anos, ou seja, para quem pensa em começar a trabalhar logo, é muito mais vantajoso, visto a rápida formação que coloca o aluno no mercado de trabalho com mais agilidade.

Além disso, em momento de crise econômica, enquanto os números apontam grande quantidade de bachareis desempregados, sobram vagas para quem tem um curso técnico. Segundo um estudo da FGV em parceria com o Conselho das Américas (COA) e a Fundação JP Morgan Chase, divulgado este ano, cerca de 40% das empresas têm dificuldade em contratar profissionais de nível técnico no estado de São Paulo, porque faltam candidatos que atendam as vagas. Mas, nesse caso, não basta apenas a formação, as empresas estão atrás de pessoas que agreguem competências profissionais com socioemocionais, o que está em falta no mercado segundo o estudo.

O curso pode ser feito de duas formas: junto do Ensino Médio regular, a partir do segundo ano, ou após sua conclusão. Vale ressaltar que, além de abrir as portas para o início da carreira, o curso técnico pode visto como uma experimentação da profissão, para que o aluno tenha certeza da área que deseja ingressar futuramente na faculdade e também uma ajuda na questão financeira, já que trabalhando pode pagar pela graduação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here