Dia Mundial do Livro Infantil: confira alguns lançamentos para as crianças

0
682
www.freepik.comDesigned by Freepik

Separamos algumas sugestões de títulos para as crianças

Coleção 5 Sentidos: Cheirar, Comer, Ouvir, Tocar e Ver. Autoras: Ruth Rocha e Anna Flora. Ilustrações: Adalberto Cornavaca. Editora: Salamandra.

Ouvir o canto dos pássaros, sentir a aspereza da areia, apreciar o perfume de uma flor, observar o entardecer, comer uma coisa bem gostosa. Nosso sistema sensorial está sempre a postos para processar aquilo que acontece ao nosso redor. As funções tão fundamentais para nosso dia – olfato, paladar, audição, tato e visão – são explicas através de exemplos comuns à rotina dos pequenos, de forma lúdica e divertida, facilitando a compreensão dessas questões. Ao final de cada livro, as autoras elencam uma série de atividades que buscam aguçar e desenvolver esses sentidos. As brincadeiras propostas são simples de serem realizadas, seja em casa ou na escola, como teatro de sombras ou telefone sem fio.

 

Vazio. Autora e ilustradora: Anna Llenas. Tradução: Silvana Tavano. Editora: Salamandra.

Se lidar com questões complexas, como a perda e resiliência já é difícil com os adultos, imagine com as crianças? Para os pequenos, experimentar esses sentimentos e entender como eles transformam a nós mesmos e também ao que está ao nosso redor é ainda mais complicado. Por isso, autora e ilustradora espanhola nos convida a refletir sobre esses assuntos em seu livro, indicado para leitores a partir dos 7 anos. Debruçando-se sobre a simbologia da perda, o livro tem como figura principal, Júlia, uma menina feliz que, de repente, se vê com um grande vazio que lhe atravessa o corpo. Com uma tristeza sem tamanho pela ausência dupla – do que perdera e do pedaço que agora lhe faltava – a garota sai em busca de diferentes maneiras para voltar a ser como era antes. O livro traz desenhos e colagens que transmitem as emoções de Júlia, de maneira a conquistar a empatia do leitor com aquilo que aflige a garota, assim como compreender o que o vazio passa a representar para ela.

 

Saladinha de queixas. Autora: Tatiana Belinky. Ilustrações: Carlo Giovani. Editora: Moderna

“Vou ali descascar um abacaxi”, “Dê uma banana para esse assunto”, “Sobrou pra mim, o bagaço da laranja”. Por trás dessas expressões populares, aparecem as insatisfações das frutas, verduras e legumes que resolveram botar a boca no mundo para reclamar do mau uso que os humanos fazem de seus nomes. Com muito bom humor, a autora apresenta as reclamações dos deliciosos personagens em forma de rimas. Além de engraçado, as rimas brincam com as palavras, estimulando o pequeno leitor a pensar sobre o sentido figurado delas, assim como as diferenças regionais da linguagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here