Semana MOVE tem atividades esportivas gratuitas no Sesc Santana

0
58

A 6ª edição do evento, que acontece simultaneamente em 16 países americanos, tem como tema “Por Uma América Latina Mais Ativa!” e acontecerá entre 22 e 30 de setembro. O objetivo é sensibilizar a população para a prática de esportes e atividades físicas

Considerado um dos principais movimentos nacionais no combate ao sedentarismo, a Semana MOVE chega à sua 6ª edição e reúne centenas de atividades físico-esportivas gratuitas, entre os dias 22 e 30 de setembro, em todo o estado de São Paulo.

Este ano o evento tem como tema  “Por Uma América Latina Mais Ativa!” e conta com a participação de 16 países do continente. Esta adesão de países latino-americanos teve início em 2015, por conta do apoio da ISCA – International Sports and Culture Association.

O evento ganhou o nome de Semana Muévela e se expandiu também para países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador,  Guatemala, Honduras,  México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, ampliando e fortalecendo a rede de parceiros para reverter os quadros de sedentarismo mundial.

Desde a sua primeira edição, em 2013, a Semana MOVE já mobilizou cerca de 800 cidades, totalizando a participação de mais de 8 milhões de pessoas que buscam sair do sedentarismo, em mais de 20 mil atividades oferecidas. Além do Sesc SP, a Semana MOVE tem o apoio dos chamados Movedores – empresas, instituições e pessoas que buscam ampliar a quantidade de brasileiros que praticam atividades físico-esportivas. A ideia é estimular a descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas.

Brasil é o quinto colocado no ranking de sedentarismo
Estudo liderado por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início de setembro deste ano, apontou que um em cada quatro adultos no mundo não é praticante de atividades físicas. No Brasil, o cenário é preocupante: o país é o quinto colocado no ranking do sedentarismo entre os 168 países pesquisados. 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física. Entre os homens, no Brasil, o índice é de 40,4% de sedentários, enquanto as mulheres representam 53,3%. Além de estar em quinto lugar, o país ainda está no grupo dos que registraram aumento de 5% nessa tendência desde 2001.

O Sesc na Semana MOVE
Para o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, a Semana MOVE representa uma das principais ações institucionais no combate ao sedentarismo. “Ela vem se consolidando como importante iniciativa para tornar a população brasileira mais ativa, ampliando, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promovendo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em  geral”, disse o diretor.

Haverá programações especiais em todas as unidades do estado, com aulas abertas,  vivências,  oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos,  corridas, além de organizar diversas atividades em espaços públicos para que as pessoas de todas as idades possam conhecer e encontrar a modalidade esportiva ou atividade física de sua preferência e incluir em sua rotina.

A programação contará com a participação de ídolos do esporte nacional de várias gerações. “Buscamos cada vez mais sensibilizar as pessoas para adoção da prática regular de esportes e atividades físicas e mobilizamos uma rede de instituições parceiras que, como nós, acreditam na importância de mudar esse quadro de sedentarismo no mundo”, relatou Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

A Zona Norte oferecerá atividades no Sesc Santana e no Parque da Juventude. Confira a programação completa para você se exercitar e repensar nos seus hábitos de vida!

Sesc Santana:

Data: 22 a 30 de setembro:
Hora: terça à sexta-feira, das 8h às 20h30; sábados e domingos, das 10h30 às 18h

TREINO FUNCIONAL SUSPENSO
Atividade caracterizada por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício deixando a atividade mais dinâmica. A proposta desenvolve a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio através de exercícios em suspensão, com auxílio da força da gravidade. Com a professora Fernanda Reimberg, especialista em treinamento funcional suspenso. Aulas de hora em hora. Ginásio – 2º andar. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. A partir de 12 anos. Grátis.

Data: 23 de setembro
Hora: domingo, das 10h30 às 13h

FESTIVAL DE TRIATHLON INDOOR
Variação do triathlon convencional, composta por três diferentes esportes: natação, ciclismo e corrida. A atividade tem o intuito de promover a prática destas três modalidades, o hábito da competição saudável e a interação entre e os participantes. Inscrições do dia 14/08 ao 18/09. Vagas limitadas. Ginásio, Rampas, Piscina e Deck de Entrada. A partir de 12 anos. Grátis.

Data: 25 a 28 de setembro
Hora: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h30 às 16h; quarta e sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h30 às 19h

QUADRIBOL – MOVE ESCOLA
Apresentação esportiva e vivência da modalidade que utiliza elementos do rugby, handebol e queimada. A atividade, voltada para o público escolar,  crianças e jovens dos programas do Sesc. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Ginásio – 2º andar. A partir de 6 anos. Grátis.

Data: 30 de setembro
Hora: domingo, das 10h às 16h

SINUCABOL NO PARQUE DA JUVENTUDE
Atividade recreativa com uso de instalação que mistura futebol e a sinuca. O jogo é praticado em um campo que faz alusão a uma mesa gigante e tem como objetivo, por meio de chutes precisos, acertar as caçapas. Parque da Juventude. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Livre. Grátis.

Foto: Guilherme Luiz de Carvalho/ Divulgação Sesc

SERVIÇO:
Semana MOVE no Sesc Santanta e no Parque da Juventude
Data: 22 a 30 de setembro
Endereço: Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo; e Parque da Juventude: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
Estacionamento: R$12,00 a primeira hora e R$ 3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
Classificação indicativa: Livre. Todos as atividades são gratuitas.
Mais informações sobre a semana MOVE: http://brasil.semanamuevela.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here