Geometria na iluminação da casa. Inspire-se nas formas que viraram tendência

1
171
Crédito: Seelen Rosenthal Store Muenchen Selene/ ClassiCon.

Do muno da moda à decoração, as formas geométricas estão em alta e conferem requinte e personalidade ao seu lar

As formas geométricas surgiram nos desfiles de moda dando vida a looks cheios de personalidade e, claro, logo invadiram o mundo do décor. Triângulos, círculos, retângulos, linhas retas e muitas outras formas conquistaram as casas por levar originalidade aos ambientes e por combinar com diferentes estilos, do clássico ao contemporâneo. Mas, é na iluminação que a geometria se destaca e com todo seu potencial dá vida a lustres, pendentes e luminárias cheios de estilo, modernidade, tecnologia e beleza. Confira uma seleção para se inspirar e investir nesta tendência para a sua casa.

  1. Desenvolvida pela Glass11e Rodrigo Ohtake, a luminária Fresta  busca pelo design abstrato: possui um caráter gráfico na parede e conforme a luz natural escurece, a peça vai desaparecendo até se tornar apenas luzes coloridas. Durante o dia, funciona como escultura decorando o ambiente. À venda na Galeria Nicoli.
  2. A luminária Cordafoi desenhada pelo designer Guilherme Wentz a partir do seu cabo de energia. A fina estrutura de metal, que contorna a esfera de vidro, parece ser uma continuação do cabo e dá uma forma fluida e orgânica à peça. Pode ser usada sobre o criado-mudo em um dormitório moderno. Disponível na Decameron.
  3. A designer Monica Cintrase inspirou nos elementos naturais brasileiros quando desenvolveu a luminária Atiara. A peça foi criada com base em madeira Cumaru, raiz Fícus natural com a interferência e a elegância do quartzo translúcido Lumix Vision da Mont Blanc. Assim, a criadora da peça uniu a tendência da natureza com a da geometria em um único produto.
  4. A luminária Discocó– exclusividade da consagrada Marset para a Dimlux – conta com uma riqueza de detalhes que fornece uma iluminação dramática, criada a partir de um jogo suave de luzes e sombras. O design elaborado do lighting designer Christophe Mathieu é evidente na composição formada por 35 discos. Suspensa, a peça se destaca no espaço e ainda remete à uma obra de arte contemporânea. Ideal para fazer bonito na sala de jantar.
  5. Uma camisa ou uma luminária? A Clothes Hanger Lamp, desenhada pelo escritório de design holandês Droog, faz às vezes de um cabide e também de uma luminária pessoal. Assim, basta pendurar uma roupa de sua escolha e voilà! Disponível na Carbono para os mais descolados.
  6. O designer alemão Ingo Maurer é conhecido por surpreender em suas criações, como a luminária Metall C. Cooper, que traz como inspiração as serpentes, possibilitando criar cenários fora do comum. À venda na FAS Iluminação, representante e distribuidora exclusiva das peças do Ingo na América Latina.
  7. O lustre 4200, produzido em alumínio, explora elementos sólidos da arquitetura industrial e comercial, um estilo que está em alta na decoração, mas não deixa de ser uma peça de décor artsy, com suas hastes diferenciadas e a cor preta fosca. Disponível na Lustres Yamamura.
  8. Parte da coleção permanente do MoMA, em New York, aEclipse não deixa dúvidas sobre seu DNA artístico. Com características engenhosas intrínsecas ao projeto – como a cúpula de plástico, que permite formas e orientações de luz variadas – revela no seu desenho a formação do autor, o engenheiro designer Maurício Klabin. À venda na Futon Company para os amantes das artes.
  9. O equilíbrio entre a madeira e os metais garante beleza e identidade. O desenho calmo e elegante é fácil interpretar, além das possibilidades de regular a direção da luz, a leveza e a delicadeza das formas que compõem a luminária de mesa Memory, que fica perfeita em ambientes corporativos. Do designer Jader Almeida, disponível na Clami.
  10. A luminária de parede Aka_Tsuki, do Ingo Maurer, ilumina por meio da bola de vidro opalina, fazendo com que a outra peça pareça estar flutuando tridimensionalmente na parede. Pura obra de arte com foco na geométrica. À venda na FAS Iluminação.
  11. A luminária de piso Reef Table, do estúdio Serien.Lighting, é produzida em cerâmica de espuma inovadora, cuja textura é altamente similar à dos corais. Sua base é produzida em alumínio escovado ou cromado. Puro requinte, à venda na FAS Iluminação.
  12. A luminária 1000 Karat Blau, do designer Ingo Maurer mistura luxo e geometria, com quadrados e retângulos produzidos em folha de ouro e vidro acrílico. À venda na FAS Iluminação.
  13. Já a Delirium Yum, também assinada por Ingo Maurer, possui forma de cilindro – lembra um copo d’água – e conta com um mecanismo que faz com que a água que fica dentro dela tenha o movimento de um tornado. Você encontra essa modernidade na FAS Iluminação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here