Clube de cerveja lança campanha “Beba com uma Garota” e gera discussão sobre igualdade de gênero

0
142

Quem disse que cerveja não é coisa de mulher? Clube do Malte lança a ação para as mulheres cervejeiras mostrarem sua voz e sua liberdade e discutirem sobre as questões de igualdade 

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive bebendo cerveja. Se antigamente a arte de produzir cerveja era uma atividade exclusiva da mulher, as coisas mudaram. O domínio feminino da produção da cerveja diminui quando a bebida passou a ser um negócio comercial, despertando assim a presença masculina dentro das fábricas. Hoje existe um grande número de mulheres dominando a criação e produção nas cervejarias, assim como dentro de todo o mercado cervejeiro, como sommelières, professoras, cervejeiras, juízas de concursos de cerveja, entre tantas outras atividades totalmente ligadas à pratica e cultura cervejeira.

No entanto ainda existe luta, e muito precisa mudar. Ser mulher no mercado cervejeiro muitas vezes não é uma tarefa fácil, mas essa situação vem mudando, e as mulheres cervejeiras vem se unindo cada vez mais para acabar, e as mulheres cervejeiras vêm se unindo cada vez mais para acabar com os paradigmas, e, com o machismo. E uma coisa é certa, o diálogo sobre o papel da mulher nesse cenário precisa ser discutido!

E se você ainda acha que Cerveja não é coisa de mulher, está muito enganado, saiba que o mercado para elas não para de crescer. O Clube do Malte – um dos maiores players do mercado craft beer do Brasil – revelou que o público feminino corresponde a 20% da base total dos clientes da empresa, ou seja, a cada 5 compras, uma é feita por uma mulher. E depois da realização da pesquisa “Comportamento Cervejeiro Brasileiro: Uma pesquisa sobre hábitos de consumo no país”, a empresa resolveu lançar uma campanha que está dando o que falar.

“Beba como uma Garota”
A ação intitulada “Beba como uma Garota”, lançada no e-commerce e nas redes sociais da empresa surgiu depois que a pesquisa comprovou a representatividade do público feminino no consumo de cerveja. “Logo depois desse resultado, desenvolvemos uma pesquisa complementar com nossa base de clientes mulheres para traçar melhor o perfil delas, que nunca havia sido investigado tão a fundo. Falamos com aproximadamente 10 mil mulheres e percebemos claramente que elas precisavam ser ouvidas. Muitas agradeceram a oportunidade de se manifestar, afirmaram sofrer preconceito sobre esse assunto e disseram não se sentirem representadas pelo mercado. Com isso em mãos, sentimos a necessidade e urgência de fazer algo”, conta Carol Lopes, Diretora de Relacionamento e Operações do Clube do Malte. A ideia é dar oportunidade para a mulher cervejeira mostrar sua voz, mostrar sua liberdade e gerar discussão sobre igualdade de gênero, principalmente em um ambiente que ainda é muito masculino. “Estou muito orgulhosa dessa campanha porque acreditamos verdadeiramente na força e na liberdade da mulher e, portanto, vai ter mulher cervejeira sim! Lugar de mulher é onde ela quiser. Pratico essa verdade com minha filha em casa, na hora de contratar e gerir aqui no Clube do Malte e agora, com muito orgulho, com o mercado cervejeiro”, completa Carol.

Douglas Salvador, CEO do Clube do Malte conta que o conceito e toda a execução da campanha foi realizado pelas clientes da empresa. “Hoje mais da metade das nossas colaboradoras são mulheres. É muito legal quando ideias surgem de forma espontânea na empresa e acabam se tornando produtos que chegam até o consumidor final”, diz. Ação já está no ar e foram criados alguns suvenires para as amantes de cervejas, como pôsteres (R$ 69,90), camisetas (R$ 49,90), growlers (R$ 29,90) e bolachas (R$ 3,90) que podem ser encontrados no e-commerce do Clube do Malte.

Manifesto “Beba Como Uma Garota”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here