Oficinas gratuitas de produção de pães

0
41

Focaccia, ciabatta, sírio, baguete de leite e pão de batata rocha são os tipos de pães que os alunos aprenderão a fazer no Festival “Compartilhando o pão”, que faz parte da iniciativa “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”

Durante o mês de outubro, das 19h30 às 21h30, o Sesc Santana irá promover o festival “Compartilhando o pão”. Chefs, padeiros e especialistas em gastronomia ministrarão oficinas para ensinar aos participantes a produzirem diferentes tipos de pães.

O evento faz parte da iniciativa “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”, que chega à segunda edição para se aprofundar ainda mais no universo da alimentação e suas conexões com a cultura, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. São mais de 300 atividades que são realizadas simultaneamente nas 39 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo, de 3 a 28 de outubro.

Confira a agenda completa do Sesc Santana:

Data: 17/10 – Oficina: Baguete de leite, delícia para o lanche
Anderson Miranda, do Mocotó, vai mostrar sua versão da tradicional baguete, com inspiração nos pães caseiros brasileiros. Junto ao chef Rodrigo Oliveira, Anderson Miranda trabalha no desenvolvimento da padaria do Mocotó, não apenas com receitas clássicas da fermentação natural, mas também trabalhando com ingredientes brasileiros. 

Data: 18/10 – Oficina: Teste a qualidade de uma farinha: você consegue
Raffaelle Mostaccioli, padeiro e pizzaiolo, ensina como avaliar uma farinha, mesmo sem laudos profissionais dos moinhos. Nascido na cidade de Scala, na Costa Amalfitana da Itália, Raffaele vem de uma família de quatro gerações de confeiteiros e padeiros. Aprendeu o ofício de produzir pães com cuidado e precisão com os pais. Desde 2012 faz parte do Grupo Egeu, responsável por casas como Girarrosto, Kaá, Pandoro e Jelly Bread.

Data: 19/10 – Oficina: Focaccia enriquecida e nutritiva
Marcos Carnero, da Miolo, mostra uma focaccia de bases tradicionais, porém enriquecida com gérmen de trigo.
Marcos Carnero é autodidata e se interessou pela panificação ainda na adolescência.  Abriu a primeira padaria que usava farinha integral no Rio de Janeiro nos anos 1980, trabalhou com chefs em São Paulo e, anos atrás, resolveu voltar a entregar pães na bike – atividade que manteve até meados de 2013, quando abriu a Miolo Padaria Orgânica, na zona norte paulistana, ao pé da Serra da Cantareira.

Data: 24/10 – Oficina: Segredos e técnicas do pão ciabatta
A padeira Izabela Tavares, da Iza Pães Artesanais, mostra como trabalhar a massa de uma massa clássica italiana, a ciabatta.
Iza Tavares, da IZA Padaria Artesanal, é formada em Gastronomia  pela Universidade Anhembi Morumbi, fez cursos  no ICIF Itália, e no SFBI, em São Francisco. Desde então, dedica-se ao estudo e aperfeiçoamento da técnica de fermentação natural em pães, com diversos tipos de farinhas.

Data: 25/10 – Oficina: Pão de batata roxa: você já provou?
Beth Viveiros, a dona da Beth Bakery, demonstra a receita de um pão lindo e muito nutritivo, feito com batata doce roxa. Antes de começar a padaria artesanal, Beth Viveiros tinha uma carreira em uma empresa de engenharia.  Poucos meses depois de se desligar do mundo da engenharia, Beth já estava na escola de Shimura. Montou a Beth Bakery enquanto ainda estava fazendo aulas e hoje é uma das mais conhecidas empreendedoras no ramo da panificação.

Data: 26 de outubro – Oficina: Pão caseiro tipo sírio: divertido de fazer e saboroso
Luiz Américo Camargo, autor do livro “Pão Nosso”, ensina os passos de uma receita que a família toda vai gostar de preparar: pão tipo sírio.
Luiz Américo Camargo é especialista em panificação,  comentarista e consultor gastronômico. Autor do livro “Pão Nosso”, apresenta técnicas, receitas e crônicas sobre pães de fermentação natural e preparações artesanais. Pesquisa sobre panificação há duas décadas.

 

SERVIÇO:
Festival “Compartilhando o pão”
Data: 17, 18, 19, 24, 25 e 26/10, das 19h30 às 21h30.
Local: Sesc Santana – Quiosque.
End.: Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana
Ingressos: Gratuitos. (Vagas: 25).
*Ingressos disponíveis na bilheteria do Sesc Santana com 1 hora de antecedência.

*Acesso para pessoas com deficiência – estacionamento – ar condicionado.
*Estacionamento – R$12,00 a primeira hora e R$3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here