Abertura da “Virada da Saúde 2018” acontece neste sábado, no Parque do Ibirapuera

0
455

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, evento terá atividades gratuitas para conscientizar a população da importância de uma vida saudável

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promove, neste sábado, 7 de abril, no Parque do Ibirapuera, na zona Sul, a abertura da 4ª edição da Virada da Saúde, evento previsto pela lei municipal 16.085/2014 e que celebra o Dia Mundial da Saúde.

Estruturadas em quatro eixos principais (médico-assistencial, bem-estar, cultura e educação), as ações têm foco na prevenção, na promoção à saúde e na qualidade de vida. O evento começa às 10 horas deste sábado, com oficinas, exposições, testes de saúde, dança, teatro, shows gratuitos, entre outras atrações. “Despertar no público o desejo de adotar um estilo de vida mais saudável, aproximar a população do tema saúde, promover a saúde em múltiplos espaços da cidade, e construir um ambiente saudável e sustentável para todos são alguns dos objetivos que justificam e consagram a promoção da Virada da Saúde”, declara Wilson Pollara, secretário municipal da saúde de São Paulo.

Programação da Abertura

• Abertura
• Dança Cigana (Grupo CECCO de Perus)
• Dança Circular (Grupo CECCO de Perus)
• Lian Gong (CRS Centro)
• Tai-Chi (CRS Centro)
• Meu Bloco na Rua – Apresentação musical CECCO FÓ
• Atração musical: Banda Venna
• Alongamento (CAPS AD III Jd. Ângela)
• Zumba (UBS Vila Calu)
• Lambazouk
• Peça teatral: “Marília Gabriela cover”
• Ritmos / Zumba (UBS Laçapé)

Confira as demais atividades do sábado

Atendimento da carreta do CIES: Serão distribuídas 100 senhas, para teste de acuidade visual, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia e teste de colesterol.

Testes rápidos de DST/AIDS: No caminhão de testagem, serão oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, de forma sigilosa, rápida e segura. Além disso, serão oferecidas orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis e distribuídos gratuitamente camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante.

Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa): Oferece, entre outros, vacinação contra a febre amarela e orientação à população sobre hanseníase, para sensibilizar o público da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura.
Para ajudar a combater a violência e acidentes, disponibiliza banners e folders com orientação técnica a respeito da exploração sexual de crianças e adolescentes; e, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o tema é “Exploração Sexual e Como Denunciar”.

Área Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis / Área de Saúde Nutricional/AB/SMS: Promoverá a divulgação do “Novo Guia Alimentar para a População Brasileira”; orientação e distribuição de folder com os 10 passos para alimentação saudável; e jogo sobre alimentação saudável voltado para o público infantil e familiares: tabuleiro de chão, material cedido pelo CrNutri/FSP/USP.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): Profissionais do Samu-SP vão ensinar ao público as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), para mostrar como salvar vidas e prestar socorro em caso de parada cardíaca, com o uso de manequim; a ambulância será aberta à visitação. Também o projeto “Amigos do Samu” pretende sensibilizar a população sobre a importância e os objetivos do Samu, a forma correta de utilizar o serviço e os riscos do trote.

Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ): Vacinação contra a raiva; exposição da fauna sinantrópica; RGA (Registro Geral Animal); jogo de tabuleiro, com o tema Posse Responsável/Animais Sinantrópicos; exposição de fotos de cães para adoção e cachorros para interagir com os munícipes, conduzidos por um funcionário.

CRS Centro: Dentro das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), oferecerá auriculoterapia – terapia, que consiste em estimular pontos específicos da orelha com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos, para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos.

A equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) oferecerá oficina de Mandalas, que ensina a confeccionar o objeto que representa o universo com lã e palitos de madeira.

CRS Oeste: Unidade Móvel de Odontologia, que tem a mesma estrutura e recursos de exames de um consultório fixo, para serviço de avaliação bucal, orientação e encaminhamento para tratamento, caso necessário.

CRS Sudeste: Oferecerá oficina de cisterna, para ensinar a construir o equipamento e o seu modo de funcionamento, a cargo do PAVS Sudeste; e informações sobre os Mitos e Verdades sobre Amamentação, a cargo de profissionais da Casa de Parto Sapopemba, que oferece assistência às mulheres que desejam um parto normal e mais humanizado.

Serviço 
4ª edição da Virada da Saúde
Abertura- sábado (7), das 10h às 16h
Onde: Parque do Ibirapuera, portão 10
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here