Dia Mundial da Psoríase, doença que atinge cerca de 1,3% dos brasileiros

0
33

Conheça mais sobre a doença e deixe o seu preconceito de lado

O dia 29 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Psoríase. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença atinge cerca de 1,3% dos brasileiros e ainda é motivo de preconceito e discriminação devido à falta de informação.
Por isso, a data serve para abordar questões que envolvem essa patologia inflamatória da pele, crônica e que tem uma predisposição genética.

Ao contrário do muitos pensam, a psoríase não é contagiosa. “A causa ainda é desconhecida, mas a doença pode estar relacionada ao sistema imunológico, estresse, tabagismo, obesidade, condições climáticas e também à suscetibilidade genética. Não é de modo algum transmissível”, explica a dra. Sabrina Talarico, dermatologista da clínica Talarico Dermatologia.

A psoríase apresenta sinais como, lesões avermelhadas cobertas por escamas esbranquiçadas em áreas do cotovelos, joelhos e couro cabeludo, e em alguns casos causa dor e artrite nas articulações. “Dependendo da gravidade, a psoríase reduz a qualidade de vida e autoestima do paciente afetando a vida social e profissional. O uso de medicamentos tópicos e exposição solar adequada já são medidas suficientes nos casos mais leves. Nos mais avançados, podem ser necessárias sessões de fototerapia por ultravioleta, medicamentos de uso oral ou injetável”, explica a médica.

Iniciar o tratamento o quanto antes facilita o controle da doença e minimiza os sintomas devolvendo bem estar ao portador. “O diagnóstico correto, a disseminação de informações sobre a psoríase e o apoio de pessoas próximas são medidas fundamentais para combater o preconceito”, enfatiza Sabrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here