Exercícios físicos são aliados da qualidade de vida na gravidez

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Educador físico do Além das Curvas, programa de treinamento exclusivo para mulheres, Daniel Barsottini, dá dicas para manter a boa forma e a saúde durante a gestação

O período gestacional promove diversas mudanças e adaptações fisiológicas na mulher, exigindo assim maior atenção e cuidados especiais para uma gravidez saudável. Como consequência das alterações físicas e psicológicas, muitas gestantes podem sentir desconfortos nesse período. Para proporcionar melhor qualidade de vida para a mãe e para o bebê, os exercícios físicos podem ser um bom aliado. Daniel Barsottini, mestre em Educação Física e criador do projeto Além das Curvas, programa de treinamento voltado exclusivamente para mulheres, com a missão de contribuir para o bem-estar e a autoestima feminina, dá dicas de exercícios físicos ideais para as gestantes manterem a boa forma de maneira saudável.

Mas, não se esqueça de conversar antes com seu obstetra, pois só ele pode liberar a prática das atividades físicas. “Mulheres que não praticavam exercícios antes da gestação ou que têm alguma restrição médica devem passar por uma avaliação antes de começar a se exercitar. O acompanhamento médico é sempre necessário e as recomendações devem ser acrescentadas à rotina de exercícios das gestantes”, diz Daniel.

1- Regularidade e intensidade dos exercícios: Diversas pesquisas científicas apontam que o exercício físico, desde que não haja contraindicações médicas, se praticado de maneira regular e contínua e com uma intensidade leve a moderada, proporciona muitos benefícios à gestante. Segundo Daniel, durante o período gestacional, exercícios físicos de alta intensidade devem ser evitados, assim como os praticados com a mulher deitada. “A Organização Mundial de Saúde, o Centers for Disease Control dos Estados Unidos, o Americam College of Sports Medicine, o American Heart Association e o American College of Obstetrician and Ginecology definem como recomendações de interesse na prescrição de exercícios durante a gravidez os exercícios leves ou moderados, que envolvam grandes grupos musculares e ritmo contínuo, realizados pelo menos três vezes por semana, de 30 a 60 minutos”, orienta o educador.

2- Exercícios certos são aqueles que diminuem a dor e fortalecem: Entre exercícios indicados para gestantes, Daniel aponta a musculação, o treinamento funcional, o pilates, o alongamento, a hidroginástica, a caminhada, a bicicleta ergométrica e/ou atividades recreativas. “A atividade física moderada durante a gestação também pode contribuir para o parto e ajuda no controle de peso, melhora da capacidade funcional e diminui a intensidade da dor na região lombar, além do fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, que na gestação é de extrema importância, pois diminui a incidência de incontinência urinária, durante e após o parto”, relata o profissional. Mas, ele também alerta de que é preciso evitar atividades de contato ou com risco de queda, como lutas e ciclismo para não colocar a gravidez em risco. Manter-se hidratada, para auxiliar no controle da elevação da temperatura da gestante e do bebê também é outra preocupação de que as mães devem ter durante a prática.

3 – Exercícios após o parto: Não ocorrendo nenhuma complicação, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte afirma que os exercícios podem continuar a serem feitos 30 dias após o parto normal e 45 dias após a cesariana – sempre com a liberação médica. “A falta de atividade física regular é um dos fatores associados a um risco maior de doenças durante e após a gestação”, relata Daniel.

Sobre Daniel Barsottini: Educador físico e consultor, Daniel Barsottini é formado em Educação Física pela Universidade do Grande ABC, com pós-graduação em Fisiologia e Biomecanica e Avaliação Física pela UniFMU, além de Mestre em Educação Física desde 2011, mesmo ano em que fundou o Além das Curvas, programa voltado exclusivamente para mulheres que querem ter uma vida de qualidade e satisfação com seu corpo e hábitos realmente saudáveis para além da imagem no espelho.

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