Use filtro solar e previna o câncer de pele, o que mais mata no Brasil

0
221
Deposiphotos

É possível curtir o sol de forma saudável, sem descuidar da saúde

Nunca é demais relembrar dos perigos da exposição solar descuidada, que pode causar câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o tipo de câncer que mais mata no Brasil. Embora tenha as maiores chances de cura se descoberto precocemente, em dez anos, o número de mortes por esse tipo de câncer cresceu 55% e a exposição à radiação solar ultravioleta (R-UV) é sua principal causa.

Para se prevenir, a dermatologista Dra. Bruna Rezende, da Clínica Health Concept orienta usar o filtro solar todos os dias, mesmo quando não há sol. “O produto deve ter fator de proteção solar (FPS) no mínimo 30 para o dia a dia e proteger dos raios UVA e UVB. Quando for à praia, é importante reaplicar o filtro a cada duas horas, mesmo quando usar fatores mais altos, como FPS 60 ou 70”, explica.

E quem pensa que basta sentar debaixo de um bom guarda-sol se engana. Segundo um novo estudo feito por pesquisadores norte-americanos da Johnson & Johnson, publicado no jornal Photochemical & Photobiological Sciences, um guarda-sol oferece fator de proteção solar (FPS) apenas entre 3 e 7. “A sombra bloqueia a luz visível e o infravermelho, gerando um efeito de frescor, mas os raios UVA e UVB não são bloqueados”, explica o Dr. Hao Ou-Yang, Ph.D. e Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da marca. Isso quer dizer que, apesar de proporcionar aquela sombra tão desejada, ele sozinho não basta para proteger a pele dos raios solares, ou seja, não dispense o uso do protetor.

Texto e edição: Luciana Albuquerque

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here