7 de abril: Dia Nacional do Jornalista!

0
395

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril, em homenagem a João Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro com descendência italiana, profissional incansável, dinâmico, disposto, atento, inteligente, a serviço da notícia, da informação e dos fatos. Badaró morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa. Seu nome é imortalizado em uma rua do Centro de São Paulo.

A data de sua morte virou a comemoração do dia de sua profissão para mostrar que ele era referências nos ideais que um profissional deve ter. O jornalista tem uma função social muito importante dentro da sociedade ou de uma comunidade: informa, promove a reflexão, a crítica e o debate. Difunde ideias, fatos e informações com clareza, rapidez e precisão, a ponto de sintetizar em apenas uma frase tudo aquilo que quer falar. Por vezes denunciando, auxiliando a comunidade e assim, colaborando para uma sociedade mais justa e democrática.

A profissão de jornalista é diariamente trabalhada com dedicação, determinação, vontade, responsabilidade, compromisso e sempre pautada na ética. E dessa forma devemos sempre enaltecer o seu importante papel, pois sem dúvida alguma, possui uma admirável influência sobre todos nós.

Fonte: Associação brasileira dos jornalistas, ABJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here