Aprenda brincando: oficinas e bate-papos para crianças e adolescentes

0
606

As Fábricas de Cultura Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã oferecem diversas atividades gratuitas este mês de fevereiro, como resgate das cantigas e brincadeiras de roda, reflexão sobre cidadania, oficinas artísticas de bordado na natureza e de colagem

Durante o mês de fevereiro, nas Fábricas de Cultura na Zona Norte – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – as crianças e adolescentes serão recebidas com muita brincadeira, bate-papo e aprendizado. Todas as atividades são gratuitas e realizadas nas bibliotecas das unidades Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha.

A atividade Brincadeiras Cantadas realizada por Maria Carolina e Paulo Silva propõe trabalhar as cantigas e brincadeiras de roda, resgatando os valores da tradição e valorizando a voz, o corpo e o ritmo inerentes à criança. O objetivo é apresentar às crianças e aos adultos a potência das brincadeiras tradicionais através de cantigas como Peixinhos do MarTá Caindo Fulô, dentre outras recolhidas por importantes pesquisadores e muitas vezes desconhecidas pelo público.

Em Oficina de Colagem, o público vai aprender a prática da colagem, uma das linguagens das artes visuais que se vale de recortes de jornais, revistas, embalagens, diferentes formas e cores, palavras e elementos diversos que juntos criam um novo sentido. A atividade A linha da Natureza parte das obras da artista Clarice Borian, que borda folhas seca de árvores diversas e busca trabalhar a prática do bordado na natureza. As folhas são um material frágil para exercitar o bordado, então além de folhas serão utilizadas reproduções também em papel colorido, a fim de criar uma árvore de folhas bordadas com palavras e texturas diversas construídas pelos participantes.

O objetivo principal do bate-papo Cidadania: participação coletiva, com Sonorideia é apresentar uma ampla reflexão sobre cidadania e a importância da cooperação e do engajamento ativo dos cidadãos nas questões da vida em sociedade. Já em Darwin Day: brincando e aprendendo – com Derek Amorim e equipe propõe brincadeiras e atividades par homenagear o nascimento de Charles Darwin, que nasceu em 12 de fevereiro.

Veja a programação completa de todas as atividades:

Cidadania: participação coletiva
12/2. Terça-feira, 14h30 – Jaçanã
15/2. Sexta-feira, 14h30 – Vila Nova Cachoeirinha
19/2. Terça-feira, 14h30 – Brasilândia
Classificação indicativa: 7 anos. 

Brincadeiras cantadas
21/2. Quinta-feira, 14h30 – Brasilândia
22/2. Sexta-feira, 14h30 – Jaçanã
28/2. Quinta-feira, 14h30 – Vila Nova Cachoeirinha
Classificação indicativa: livre.

Oficina de colagem
26/2. Terça-feira, 15h – Vila Nova Cachoeirinha
Classificação indicativa: livre.

A linha na natureza
27/2. Quarta-feira, 14h30 – Brasilândia
Classificação indicativa: livre.

Darwin Day: brincando e aprendendo – com Derek Amorim e equipe biblioteca
28/02. Sexta-feira, 14h30 – Jaçanã
Classificação indicativa: 10 anos.

Endereços:

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508
Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360
Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575
Telefone: (11) 2233-9270

Site: www.fabricasdecultura.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here