Espetáculo Oniri Ubuntu nos palcos da Fábrica de Cultura Jaçanã

0
335
"Aqueles que vieram antes de nós talvez não tenham desaparecido em um tempo distante, mas estejam vivos em nossa pele, em nossa terra”

A peça, que é o resultado do trabalho dos próprios aprendizes, discute sobre ancestralidade, colonização e resistência. Não perca! A entrada é gratuita

A Fábrica de Cultura Jaçanã, na Zona Norte, recebe o espetáculo “Oniri Ubuntu”, no dia 11 de agosto, sábado, às 17h. A entrada é gratuita e a apresentação é indicada para maiores de 12 anos. A peça nasceu do trabalho dos próprios aprendizes da Fábrica, que criaram toda a narrativa, o roteiro, as roupas e o cenário durante o ano de 2017. Sua estreia foi no final do ano passado e agora, em 2018, o espetáculo volta a ser encenado para quem não teve a chance de ver ou para quem deseja relembrar essa história incrível.

A essência da peça é recolher os rastros da história comum que foram deixados na terra e rememorar o passado que ainda é presente. Na trama, os ancestrais dos personagens estão vivos em seus corpos, e falam sobre a possibilidade de um outro destino à terra desses. Omama é uma pele de terra ao sul do Equador, habitada pelos Mundurobás. Em Omama, a terra, o ar, a água e o fogo são seres, têm coração e respiram. Os ancestrais desta terra também estão vivos e falam através das Oniris, as pedras da memória em Omama. Um submarino chega à pele de terra e, diante desta invasão, Mundurobás resistem.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas norte e sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Teatro: Oniri Ubuntu
Local: Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 (entrada 1) e Rua Albuquerque de Almeida, 360 (entrada 2)
Data: Sábado, 11 de agosto
Hora: 17h
Classificação: 12 anos
Mais informações: (11) 2249-8010; www.fabricasdecultura.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here