Dia Mundial do Braille tem comemoração especial no Museu da Energia

0
515

Local que é dedicado à inclusão das pessoas com deficiência, oferece visita mediada gratuita a partir das 11 horas, no sábado, 5 de janeiro

O Dia Mundial do Braille é comemorado em 4 de janeiro, dia em que nasceu Loius Braille, criador do sistema de leitura e de escrita Braille que permite, através do toque, que pessoas com deficiência visual consigam se integrar na sociedade. E como acessibilidade e inclusão fazem parte da missão do Museu da Energia de São Paulo, no sábado, dia 5 de janeiro, a partir das 11 horas, o Museu estará de portas abertas para uma visita mediada acessível para a comunidade cega e de baixa visão, com o intuito de reconhecer a importância dessa data.

A atividade gratuita abordará a história e a estética do casarão do Museu, por meio de placas táteis, em comparação às construções atuais. O Museu da Energia está sediado no Complexo Santos Dumont, conjunto de edifícios construído no final do século XIX e início do XX. O palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont, um dos homens mais ricos do Brasil na época. “A nossa proposta é explorar com o público os diferentes aspectos da construção que abriga o Museu por meio de todos os materiais adaptados que produzimos. Acreditamos que o Museu é um instrumento social, extremamente importante para a formação de todos”, comenta Luciana Nemes, Coordenadora do Museu da Energia. 

Fotos: divulgação

A visita ainda apresenta aspectos relacionados às diferentes fontes de energia disponíveis no planeta, utilizando os conteúdos apresentados no Museu e promovendo, também, uma conversa sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos e ambientais. Os materiais acessíveis para deficientes visuais (mapa tátil, relevos e peças em 3D) foram desenvolvidos pelo setor educativo do Museu da Energia de São Paulo em parceria com o laboratório de fabricação digital do Espaço Cultural Porto Seguro – FabLab. O educativo ainda contou com o apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que doou peças em 3D de estruturas de usinas hidrelétricas. O conteúdo em braille foi produzido em conjunto com a Fundação Dorina Nowill.  

SERVIÇO:
MUSEU DA ENERGIA DE PORTAS ABERTAS – Dia Mundial do Braille
Data: 5 de janeiro de 2018 (sábado)
Horário: 11:00
Endereço: Museu da Energia – Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Informações: 11 3224 1489
ENTRADA GRATUITA
www.museudaenergia.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here