“Dia Sem Pressa” terá Feira de Trocas de Brinquedos em prol do consumo consciente

0
158

A iniciativa do projeto “Criança e Consumo”, do Instituto Alana fará parte do evento que acontecerá neste sábado, 22 de setembro e reunirá também debates, atividades culturais, oficinas e espaço para crianças, com o objetivo de mobilizar as pessoas para uma vida mais simples e desacelerada na cidade de São Paulo 

Para mostrar aos pequenos que trocar pode ser mais divertido do que comprar, o projeto “Criança e Consumo”, do Instituto Alana, convida crianças e suas famílias a participarem de mais uma edição da “Feira de Troca de Brinquedos”. Desta vez ela estará reunida com outro projeto, o Dia Sem Pressa, organizado pelo Desacelera SP, que acontece neste sábado, 22 de setembro, das 10h às 19h30, no Unibes Cultural, na zona oeste. O evento contará com uma ampla estrutura composta por feira, espaço para debates, palco para vivências e atividades culturais, além de espaço para oficinas e espaço criança.

O Dia Sem Pressa é um evento de mobilização para uma vida simples e desacelerada na cidade de São Paulo e o festival reunirá pessoas, grupos, projetos, organizações e empresas que valorizam e empreendem no mundo uma vida mais afetiva, humana e artesanal; com mais convivência e cuidado com as relações e pessoas.

O objetivo da Feira de Trocas de Brinquedos é fomentar a reflexão sobre os apelos ao consumismo na infância e proporcionar a interação entre as crianças a partir da troca de brinquedos usados. “A Feira de Trocas de Brinquedos promove colaboração, socialização e criatividade entre as crianças, ao estimular que elas deem novos significados aos seus brinquedos. Ao mesmo tempo, é um incentivo pensar na maneira e intensidade em que somos levados a consumir. Uma vez que o dinheiro que estamos gastando, ao comprar, é, na verdade, o tempo que dedicamos ao trabalho; para nós, é fundamental estar em um evento como o Dia Sem Pressa e incentivar a troca e a ressignificação de objetos como caminho para uma infância com mais presença familiar e menos consumismo”, diz Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo.

Mais do que uma atividade infantil, a Feira de Trocas de Brinquedos é uma ação que engaja os adultos a repensarem sobre como é possível transformar nossos atuais padrões de consumo, a partir da adoção de novos hábitos visando um desenvolvimento mais consciente, como estabelecem alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A Feira acontece das 10h30 as 12h30.

Serviço:

Dia Sem Pressa e Feira de Trocas de Brinquedos
Data: 22 de setembro (sábado)
Hora: das 10h30 às 12h30
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré (ao lado da estação de metrô Sumaré)

Programação ao ar livre

Caminhada desbravadora: o parceiro Desbravadores de Sampa conduzirá os participantes de uma região central, com barulho e grande movimento a uma região tranquila onde o som mais frequente é dos cantos dos pássaros na região do Pacaembu. O percurso se iniciará na estação Santa Cecília e finalizará na Unibes Cultural (ao lado da estação Sumaré), onde o evento vai acontecer durante todo o dia.
Horário: saída às 14h (chegada na Unibes às 17h) | Ponto de encontro: Estação Santa Cecília | Modalidade: caminhada | distância: 4km

Confira abaixo as práticas, vivências,  reflexões, intervenções, rodas de diálogo e atividades permanentes previstas para o Dia sem Pressa.

PROGRAMAÇÃO DO PÁTIO UNIBES

a partir das 10:00 Cabines de cochilo
10:00 Laboratório de Afetos
10:00 Abertura e boas vindas – Prática aberta de Yoga
10:30 Feira de trocas de brinquedos
10:30 Oficina de Horta em vasos freáticos
10:30 Oficina de carimbos e cadernos
10:30 Musicalização (para crianças)
11:15 Pensata Criança, consumo, tempo e infância
11:30 Vivência de Minfull eating
11:30 Atividades físicas para crianças
12:30 Roda de diálogo sobre slow medicine
12:45 Pensata Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana
13:30 Música para estar
14:00 Vivência de Movimento Consciente
14:30 Brincadeiras tradicionais (crianças)
14:30 Oficina de tear Manual
14:30 Oficina de estamparia Manual
14:45 Pensata Indicador de Bem Viver e Convivência
15:00 Cantinho das sementes mágicas
15:00 Vivência de Mindfulness
15: 30 Bate-papo “Pausar: o sono e o descanso na vida moderna”
15:30 Arte livre (para crianças)
15:45 Pensata “Dá pra ser feliz agora?”
16:15 Pensata “Tempo, gestar e nascer”
16:35 Pensata “Slow para sua vida”
16:00 Roda de diálogo Narrativas afetivas
17:00 Meditação
18:00 Apresentação Musical de Chico Salem
19:00 Encerramento

PROGRAMAÇÃO CONTÍNUA DO PÁTIO UNIBES
Kombi dos sonhos (Slow kids)
Experimento de conexão e escuta ativa (com La Gracia Design)

PROGRAMAÇÃO DA SALA MULTIUSO (2o andar)
10:30 Workshop “Quais são os gatilhos que te fazem perder a Calma e como lidar com eles”
11:45 Experiência com projeto imersões noturnas e bate papo com o autor
14:30 Vivência de dança circular
15:45 Vivência de diagnóstico da curadoria humana

Sobre o Criança e Consumo: Criado em 2006, o programa Criança e Consumo, do Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.

Sobre o Instituto Alana: Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre o Desacelera SP: Desacelera SP é uma desaceleradora de pessoas e negócios. Trabalhamos com processos de formação e reflexão; produção e curadoria de conteúdo; sensibilização e mobilização, relacionados ao universo do movimento slow. O propósito é de contribuir para a divulgação e a difusão de um estilo de vida mais desacelerado, em que sejam respeitados o tempo das pessoas, de forma que elas possam ser mais felizes, produtivas e saudáveis. O movimento tem com base as ideias de convivência afetiva (alicerçada na valorização das relações humanas com afeto, tempo, dedicação, franqueza e verdade); e de consciência temporal (que consiste na tomada das rédeas da relação com o tempo para melhores escolhas).

Sobre o Dia Sem Pressa:  Iniciativa do Desacelera SP, o Dia Sem Pressa ativa uma rede de pessoas, organizações, coletivos e projetos conectados com a causa SLOW. A programação se sustenta em oito estações, que representam o universo de vivências para a desaceleração: pensar, viver, conviver, trocar, brincar, comer, oferecer e fazer e conta com vivência de yoga, meditação, mindful, mindful eating, dança circular, rodas de diálogo, workshops e palestras, brincadeiras para adultos e crianças e será encerrada com um show intimista do músico Chico Salem. Haverá também uma estação dedicada à alimentação saudável, orgânica e natural e uma feira para exposição e venda de produtos conectados ao conceito do encontro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here