Livro conta como são definidas as tendências de moda

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A obra “Color Forecasting: As Previsões e Tendências de Cores na Moda”, é baseada na tese de mestrado da professora Clarice Garcia, coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário IESB e revela segredos do universo fashionista

O universo da moda encanta e atrai uma legião de fãs. Mas, você já parou para pensar em como as tendências da moda, cor e estilo são definidas? Esse tema é tratado no novo livro “Color Forecasting: As Previsões e Tendências de Cores na Moda”, escrito pela professora Clarice Garcia, coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário IESB, que será lançado neste sábado (25), na Bienal do Livro de Brasília. Na obra, a autora foca em como são escolhidas as cores do futuro, além da importância de se renovar as tendências a cada estação. “A moda é a expressão, primeiramente, do efêmero. Depois, é a expressão de um contexto sociocultural, sobre como transformar a cultura em um objeto. Ela ultrapassa o vestuário e é movida pela mudança. Por isso, você precisa propor as tendências. Se todas as cores do arco-íris fossem produzidas a todo o tempo, o mercado se enfraqueceria muito”, explica Clarisse.

Definir quais cores estamparão as vitrines não é tarefa simples. Pesquisadores de tendências precisam ficar de olho em quais são as cores que estão surgindo e se repetindo nos filmes, na arquitetura, no design, na mídia e na arte. Além disso, esses estudos levam em conta o comportamento da sociedade e das diferentes gerações que convivem lado a lado. “Agora, por exemplo, você tem essa busca por uma nova espiritualidade, por práticas religiosas. O roxo, o violeta são cores que estão psicológica e culturalmente ligadas à espiritualidade”, conta Clarice. “Você busca o que os consumidores estão preferindo, mas você também sempre busca os motivos. No filme Blade Runner 2049, você consegue ver a cor roxa sendo muito usada no vestuário, na iluminação, em tudo”, completa.

Com esses estudos baseados no comportamento da sociedade, as grandes empresas da moda divulgam suas apostas de tendências para o futuro, o que acaba criando um certo acordo na área sobre onde focar os seus esforços. A mídia também tem um papel importantíssimo nessa definição, pois leva as informações para seu público-alvo e abre a discussão sobre as novas possibilidades ou sobre o resgate e renovação de tendências antigas. “Hoje em dia, você tem o roxo como uma cor importante. Porém, eu também tenho visto, de um ponto de vista mais amplo, a necessidade de cores um pouco mais brilhantes, que invocam diversão e otimismo. Isso é uma resposta ao período pessimistaem que estamos vivendo”, conta Clarice.

Livro: Color Forecasting: As Previsões e Tendências de Cores na Moda
Editora: Senac

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