Praticar exercícios faz bem para o corpo e para a mente

0
605

Conheça algumas das atividades que estão em alta e eleja a sua preferida para deixar o sedentarismo de lado e ganhar qualidade de vida

Fazer atividades físicas é essencial para uma rotina saudável. Ao se exercitar, você não só pode perder peso ou definir o corpo, mas combater alguns problemas de saúde e ainda melhorar sua saúde mental. Isso porque, a prática de exercícios físicos regularmente, além de oxigenar o cérebro através do fluxo sanguíneo, faz os neurônios liberarem substâncias chamadas neurotransmissores que produzem uma série de efeitos benéficos ao sistema nervoso.

Entre as mais conhecidas estão a serotonina, responsável pelo bom-humor, e que ajuda a melhorar a alimentação,  o desejo sexual e o sono; a endorfina, responsável pela euforia, sendo associada ao desenvolvimento cognitivo; e a dopamina, que está ligada à memória. Ou seja, uma simples atividade, como correr ou nadar já promove bem-estar psíquico.

Em contrapartida, a falta desses neurotransmissores acarreta  transtornos depressivos e, muitas vezes, leva a pessoa a fazer uso de remédios psicotrópicos, quando uma atividade física já ajudaria sua saúde mental.

Mas, para colher esse frutos, a prática de exercícios deve ser regular, ou seja, ao menos 30 minutos, três vezes por semana. Para deixar o sedentarismo de lado, explicamos sobre algumas atividades que estão em alta. É importante escolher algo que você se identifique para que o ato de se exercitar seja agradável e faça parte da sua rotina.

Crossfit: nos últimos tempos esse tipo de treino tem sido o mais falado nas academias. Trata-se de um circuito de exercícios, que inclui saltos, levantamento de pesos, flexões e agachamentos e que são feitos em sequência, sem descanso, fazendo o aluno suar bastante e, com isso, eliminar até 800 calorias em uma aula. Um ótimo aliado na perda de peso.

Muay thai: a luta favorita de famosas, como Sabrina Sato e Grazi Massafera alia socos, chutes e joelhadas que fazem você perder até 500 calorias em meia hora de aula. É ideal para eliminar a gordura, definir os músculos, principalmente das pernas, ganhar agilidade e concentração.

Pilates: A modalidade é famosa por definir o corpo, principalmente a região do abdômen. Os exercícios promovem o condicionamento físico, fortalecem os músculos e alongam a postura corporal, o que contribui para deixar aquela barriga chapada que muitos sonham.

Zumba: para que não gosta da malhação tradicional, a dança é um ótimo exercício para perder peso e se divertir.  As coreografias de zumba tem um alto gasto calórico, contribuindo na perda de peso e os movimentos ajudam a tonificar pernas e abdômen, trabalhando diversos músculos do corpo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here