Acarajé da Keka

0
1147

Aprenda a fazer o quitute mais famoso de Salvador. A receita é da baiana Keka, que prepara a iguaria todos os anos para o trio de Gilberto Gil, o Expresso 222, durante o Carnaval. Agora, você pode preparar a receita em sua casa e se esbaldar com essa delícia baiana.

Ingredientes

Massa:
1kg de feijão-fradinho
4 cebolas trituradas
500ml de azeite de dendê
Sal a gosto

Vatapá:
10 pães dormidos
1 caixa de leite
250g de camarão seco
200g de amendoim torrado
200g de castanha
500ml de leite de coco
500ml de azeite de dendê

Recheio:
500g camarão seco
1/2kg de vatapá
Pimenta a gosto

Modo de preparo

Massa: Coloque o feijão de molho até começar a soltar a casca; Em seguida, ponha o feijão para secar na peneira e passe no moinho (caso não possua o aparelho, pode colocar no liquidificador ou na centrífuga); Após triturado, o feijão fica uma pasta; Em seguida, coloque-o na panela e, com o auxílio de uma colher de pau, bata a massa até ficar fininha; Acrescente a cebola triturada e o sal a gosto; Ponha o azeite de dendê na fritadeira e deixa esquentar por vinte minutos; Em seguida, prepare os bolinhos e deixe-os fritar por dez minutos.

Camarão: Tire a cabeça e o rabo do camarão e lave-o em água corrente; Ponha uma xícara de azeite de dendê na panela e refogue o camarão.

Vatapá: Coloque os pães de molho no leite; Triture no liquidificador separadamente os pães, o amendoim e a castanha; Após tudo triturado, ponha-os na panela, acrescente o azeite de dendê e o leite de coco e mexa bastante até soltar da panela.

Edição: Luciana Albuquerque

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here