Você sabia que o seu cachorro também precisa escovar os dentes?

0
374

Não são apenas os humanos que precisam cuidar da saúde bucal. Os bichinhos também precisam manter uma rotina de escovação. Para saber como proceder, veja as orientações da veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes, que conversou conosco

A necessidade da escovação dos dentes no cachorro, segundo a veterinária da Cobasi Carla Storino, é para inibir a formação de placa bacteriana e problemas sérios de saúde que possam acometer o animal. “O ideal é fazer a escovação a cada 24hs, que é o tempo de formação do filme bacteriano. Assim, ele pode ser desestruturado. Caso não consiga todos os dias, existem produtos que fazem ação mecânica e enzimática que podem auxiliar na não formação do filme bacteriano”, explica a doutora.

O cuidado inadequado com a higiene dos dentes do cão pode acarretar em diversas complicações segundo a veterinária. “Entre os principais problemas estão halitose, gengivite, retração gengival, perdas dentarias, perda de peso, dificuldade de interação e até doenças cardíacas e óbito”, alerta Carla.

Segundo ela, não existe um produto ideal e sim o produto no qual o tutor e o animal se adaptem, visto que o mercado hoje tem inúmeras opções para isso. “Temos produtos específicos para animais, como escovas de dente, dedeiras, pastas de dente, enxaguantes bucais, tiras mastigáveis, entre outros”, diz Carla, lembrando que vale tentar se adequar ao que for melhor para a rotina de ambos.

Para a escovação ela orienta deixar o animal em um local confortável e seguro e, a partir daí, acostumá-lo aos poucos com a escova ou a dedeira. “Comece com esses itens e vá inserindo a pasta de dentes aos poucos até que o animal se acostume e vire um hábito”, ensina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here