Dia dos avós: saiba quais os principais exames que os idosos devem realizar

0
299

Para comemorar o dia dos avós, 26 de julho, o Delboni Auriemo elaborou um infográfico com os principais exames que devem ser realizados para uma vida saudável e com qualidade. Confira

A população brasileira está envelhecendo cada vez mais. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os idosos, isto é, definição para pessoas com mais de 60 anos, somam 23,5 milhões de brasileiros e a previsão é que esse crescimento acelere.

Com o avançar da idade aumentam também os riscos de surgirem diversos tipos de doenças. “Para quem está perto ou já chegou aos 60 anos, alguns exames tornam-se ainda mais importantes para conferir o estado geral do organismo e detectar precocemente doenças que ainda não se manifestaram”, explica a onco-hematologista do Delboni, Monika Conchon. “Em muitos casos, quanto mais cedo essas doenças forem diagnosticadas, maiores as chances de cura ou de controle”, completa o cardiologista do laboratório, Roberto Cury.

Em comemoração do Dia dos Avós, que é celebrado em 26 de julho, os especialistas do laboratório Delboni Auriemo prepararam um material com os principais exames que os idosos devem realizar e os principais cuidados que devem ser tomados nessa etapa da vida.

CUIDADOS:
– Ter um médico de confiança para exames de rotina e específicos para as queixas e anormalidades clínicas encontradas.
– Ter uma alimentação saudável.
– Praticar exercícios físicos de acordo com as possibilidades clínicas.
– Tomar as vacinas indicadas para a idade.
– Aferir a pressão arterial periodicamente.
– Usar sapatos confortáveis para evitar quedas.
– Usar preservativo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, quando não estiver com parceiro fixo.
– Visitas anuais ao ginecologista no caso da mulher e ao urologista no caso do homem.

OBS: No entanto, se estiver apresentando sintomas, uma avaliação clínica é mandatária e podem ser necessários exames mais específicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here