Você sabe quais serviços de saúde podem ser realizados em farmácias?

0
1403
http.www.freepik.com/Designed by Photoroyalty Freepik

Existem alguns atendimentos que os farmacêuticos podem prestar aos pacientes, de acordo com a lei brasileira. Saiba quais são eles

Antigamente era muito comum que as pessoas procurassem ajuda dos farmacêuticos para diversos atendimentos à saúde, inclusive para consultas médicas e indicação de uso de medicamentos. Para haver um controle melhor desse tipo de prestação de serviço, que vai além da venda de remédios, que é também função desse profissional, entrou em vigor, em 2014, a lei 13.021. Essa lei ampara as farmácias e drogarias do Brasil a oferecerem serviços de saúde, porém, deixa claro quais são esses serviços.

Venda e orientação sobre uso de medicamentos: vender medicamentos é a principal função das farmácias e drogarias, visto que o farmacêutico é o profissional apto para dar informações e orientações sobre o uso dos remédios, suas indicações, contraindicações e efeitos colaterais, mas não para prescrevê-los, por isso, é determinante que essa venda seja feita mediante apresentação de receita médica.

Aplicação de vacinas: apesar da lei 13.021, de 2014, já autorizar a aplicação de vacinas nas farmácias, não havia uma regulamentação e, por isso, os estabelecimentos ainda não faziam esse procedimento. No final de 2017, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou e regulamentou as normas para a vacinação nas farmácias do país. Hoje elas podem aplicar vacinas, desde atendam as exigências necessárias, que vão desde ter instalações adequadas seguindo os parâmetros estabelecidos pela Anvisa, como ter ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar sua qualidade, até estar inscrito no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos disponíveis aos clientes e fazer o registro das informações nos cartões de vacinação. O estabelecimento é obrigatório a comunicar eventuais erros ou problemas no sistema da Agência e deve ter um responsável técnico e, ao menos, um profissional habilitado para aplicar as vacinas.

Aplicação de medicamentos: se a farmácia ou drogaria tiver especialistas aptos a prestarem auxílio aos pacientes que têm dificuldades de administrar algum medicamento sozinho isso pode ser feito, tanto na aplicação, injeção ou inalação (nebulização) do produto, incluindo os de uso oral, para mais conforto do cliente.

Acompanhamento de pacientes: farmacêuticos também podem acompanhar pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada. Para isso, porém, devem garantir a presença de um profissional substituto na farmácia.

Medição e monitoramento da pressão arterial e glicemia capilar: quem precisa controlar a pressão arterial e tem dificuldade de realizar o monitoramento sozinho ou não possui o aparelho também pode contar com a ajuda do farmacêutico na aferição. Pacientes com diabetes que têm dificuldade em monitorar a glicemia capilar em casa podem procurar a farmácia para fazer o teste glicêmico. O farmacêutico não está apto, contudo, para fazer diagnóstico ou indicar medicação adequada ao paciente. Neste caso, o mais recomendado é procurar a orientação médica.

Monitoramento de temperatura: também é possível fazer o monitoramento da temperatura corporal de pessoas de todas as idades. Trata-se de um serviço útil, especialmente para quem não tem termômetro.

Realização de curativos: nas farmácias podem ser feitos pequenos curativos para fechar pontos cirúrgicos ou interromper pequenas lesões. O farmacêutico está apto a realizar este tipo de procedimento com segurança.

Perfuração de lóbulo auricular: o procedimento de perfuração de lóbulo auricular para piercings e brincos, entre outros, também é permitido em farmácias e drogarias. Este serviço é realizado com pistola e brincos regularizados junto à Anvisa.

Fonte: Portal GNDI

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here