Fab Lab Livre SP na Zona Norte recebe a visita do prefeito Bruno Covas

0
489
Foto: Leon Rodrigues/ SECOM

Local faz parte da rede de laboratórios públicos que oferecem à população oficinas, cursos e palestras nas áreas de tecnologia, ciência, arte e inovação

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou na terça-feira (13) as instalações do Fab Lab Livre SP, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Zona Norte da cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, o programa está entre as maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital da América Latina.

A cidade de São Paulo conta com 12 laboratórios, todos equipadas com impressoras 3D, cortadoras a laser, computadores com software de desenho digital, equipamentos de eletrônica e robótica, além de ferramentas de marcenaria e mecânica. Através do site fablablivresp.art.br é possível conhecer os cursos e projetos disponíveis em casa unidade do Fab Lab Livre SP.

Os Fab Labs Livre SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas. São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os Fab Labs Livre SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador.

Foto: Leon Rodrigues/ SECOM

Durante o evento, Bruno Covas e o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, acompanharam uma oficina de marcenaria com alunos bolsistas, beneficiados pelo programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital. Atualmente, cerca de cem jovens que vivem em condições de risco social recebem o benefício, que é uma iniciativa das secretarias de Inovação e Tecnologia, Direitos Humanos e Cidadania e Desenvolvimento Econômico.

No decorrer da visita, o prefeito e o secretário puderam conhecer itens de mobiliário urbano desenvolvidos pelos alunos do Fab Lab e viram de perto a produção de placas de acrílico na máquina de corte a laser do laboratório. Para o secretário Daniel Annenberg, o propósito do Fab Lab Livre SP é valorizar a criatividade das pessoas, ofertando tecnologia digital avançada, sem nenhum custo, além de possibilitar o acesso a novas áreas de trabalho. “Os laboratórios estimulam a experimentação e o desenvolvimento de projetos criativos. Precisamos ampliar o acesso da população às novas tecnologias”, destacou Annenberg.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here